História
O conceito de
Necessidades Educativas Especiais passou a ser conhecido em 1978 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao
parlamento do Reino Unido,
pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para
a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales. Este relatório foi o
resultado do 1º comité britânico constituído para reavaliar o atendimento aos
deficientes, presidido por Mary Warnock.
As suas conclusões demonstraram que 20% das crianças apresenta NEE
em algum período da sua vida escolar. A partir destes dados, o relatório propôs o conceito de NEE.
O conceito de NEE só
foi adoptado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994),
passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Desse modo, passou a abranger tanto as crianças em
desvantagem como as chamadas sobredotadas, bem como crianças de rua ou em
situação de risco, que trabalham, de populações remotas ou nómadas
pertencentes a minorias étnicas ou culturais, e crianças desfavorecidas ou
marginais, bem como as que apresentam problemas de conduta ou de ordem
emocional.
( Fonte: wikipédia)
Tipos de NEE:
1.Temporárias:
Problemas ligeiros ao nível do desenvolvimento das funções superiores: desenvolvimento motor, linguístico, perceptivo e socio-emocional
2. Permanentes:
Deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem, perturbações emocionais, problemas de comunicação (ex: gaguez), problemas motores, deficiência auditiva, cegos-surdos, multi-deficiência outros problemas de saúde (diabetes, asma, leucemia, sida etc), sobre-dotados e hiperactivos.
( Fonte: wikipédia)
Tipos de NEE:
1.Temporárias:
Problemas ligeiros ao nível do desenvolvimento das funções superiores: desenvolvimento motor, linguístico, perceptivo e socio-emocional
2. Permanentes:
Deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem, perturbações emocionais, problemas de comunicação (ex: gaguez), problemas motores, deficiência auditiva, cegos-surdos, multi-deficiência outros problemas de saúde (diabetes, asma, leucemia, sida etc), sobre-dotados e hiperactivos.
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