Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 20 de Outubro de1989 por fusão da Associação de Cegos Louis Braille, a Liga de Cegos João de Deus e a Associação de Cegos do Norte de Portugal. (http://www.acapo.pt/).
Ao término da unidade curricular de TIC foi convidado um membro da ACAPO para explicar o que é a deficiência visual e mais especificamente sobre 2 casos de duas meninas que estão a perder a visão gradualmente e a sua adaptação às TIC. Para além de outros produtos de apoio como:
- relógios falantes,
- detetores de cores,
- bolas sonoras,
- jogos com texturas diferentes para detetarem as peças ao toque,
- calculadoras falantes,
- cubaritmos,
- aprender o sistema braille,
- As meninas recorrem ao computador através da leitura de textos com lupas de leitura de baixa visão,
- teclado para ambliopes,
- leitores de ecrã (programa que interage com o sistema operativo do computador, capta toda a informação escrita e transforma-a em resposta falada através de um sintetizador de voz).
Estas meninas embora ainda tenham alguma visão como a sua problemática é degenerativa já se encontram a aprender a utilizar todas estas tecnologias para que, quando perderem totalmente a visão, já sejam autónomas na sua vida diária, académica e social.
O testemunho das meninas foi extremamente importante para compreensão da problemática e das alternativas que lhes estão a ser implementadas. De focar que as TIC são um elemento Chave no seu futuro.
Deste modo, pode concluir-se que a aula foi muito produtiva e dinâmica no sentido em que nos colocaram vendas para escrevermos no computador a fim de entendermos as dificuldades em ter sensibilidade em tocar no teclado e "adivinhar" as teclas corretas.
Sem comentários:
Enviar um comentário