quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reflexão acerca da construção do blogue ...





De uma forma geral pode afirmar-se que as TIC tornam o dia a dia de pessoas com N.E.E. mais fácil, contribuindo para a preparação e reabilitação destas populações.

É de realçar que a maneira como as actividades estão organizadas e as ajudas que dsão fornecidas, levam a uma aprendizagem mais autónoma, e criam as melhores condições para que o aluno, seja, na verdade, o autor da sua própria aprendizagem e o professor o orientador o facilitador da aprendizagem

As TIC vêm colmatar as lacunas observadas nas crianças e jovens com NEE no sentido destas desempenharem com maior eficácia algumas tarefas humanas – memória, velocidade de processamento, controlo do envolvimento, comunicação, etc. 

Deste modo, "o computador tende a ser entendido como a voz, ouvido, o movimento que a deficiência subtraiu" (Teixeira, 2004)


As TIC  facilitam a integração e reforçam a igualdade dos alunos com NEE enfatizando o aspeto de inclusão.

Se os alunos com NEE tiverem acesso às tecnologias de apoio, a escola será mais inclusiva permitindo a comunicação e interação social entre os colegas, professores e restante comunidade educativa. 

A jeito de conclusão confesso que não tinha a noção precisa da importância das TIC na vida das pessoas com NEE, sabendo que eram benéficas mas não fulcrais em certos casos. Não tinha ideia, principalmente da quantidade de produtos de apoio existentes para facilitar a comunicação das pessoas com NEE, conhecendo apenas um número muito reduzido de tecnologias. 

Concluo assim que esta unidade curricular e a elaboração do blogue foi uma mais valia a nível pessoal e profissional assim como, a realização do trabalho "desenvolvimento de um produto multimédia de apoio às Necessidades Educativas Especiais" proposto pela professora. 

Refletindo acerca da realização deste trabalho, assumo que poderia ter disponibilizado mais tempo para que o blogue tivesse mais qualidade a nível de informação e estrutura estática mas nem sempre as coisas decorrem como previsto inicialmente. 


Referências bibliográficas: Teixeira, R. (2004). Cidadãos com necessidades educativas especiais. Instituto superior de engenharia do Porto, Porto. acedido em http://www.dei.isep.ipp.pt/~paf/proj/Set2004/Acessibilidade.pdf


Termino assim o blogue com estas imagens ... Grata pela atenção de quem leu os meus posts :) 

























Blogue realizado por:

Sara de Faria Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário